A Inspeção Periódica de Pulverizadores é obrigatória por lei desde 26 de Novembro de 2016. Consulte os processos necessários à inspeção do seu veículo.
VERIFICAR ANTES DA INSPEÇÃO
União de Cardan
- Veio e cruzetas protegidos sem danos;
- Correntes de imobilização da protecção;
- Dispositivo de suporte (em descanso) do cardan;
Manómetro
- Diâmetro mínimo de 63mm;
- Pressões de trabalho até 5bar, graduação 0,2bar;
- Pressões de trabalho entre 5 e 20bar, graduação de 1 bar;
- Pressões de trabalho superiores a 20bar, graduação de 2bar;
Distribuição
- O debito dos bicos não deve ter diferença superior a 10%, ao tabelado pelo fabricante em barras horizontais;
- O debito dos bicos não deve ter diferença superior a 15%, ao tabelado pelo fabricante em turbinas;
-Existir uniformidade do jacto;
Bomba
- Não existir escorrimentos ou fugas;
- Não existir pulsações;
Tubagem
- Não deve existir fugas à pressão máxima do circuito;
- Não deve existir dobras ou curvaturas que provoquem desgaste/estrangulamento;
Comando
- Regulação fácil;
- Não existir fugas;
- Deve permitir a abertura/fecho simultâneo de todos os bicos;
Bicos
- Deve existir simetria em barras horizontais;
- Os bicos não devem ficar a gotejar mais de 5 segundos após o fecho do jacto de pulverização;
Filtros
- Devem estar limpos e em bom estado de conservação;
- O elemento filtrante deve ser substituível;
Depósito
- Não existir fugas;
- Fácil leitura do indicador de nível;
- Deve estar limpo.
PORQUÊ INSPECIONAR?
Garantir maior eficiência na aplicação de produtos
Redução de custos nas contas de cultura
Garantir uma maior vida útil do equipamento
É uma exigência para a obtenção e certificações (p.e. Boas Práticas agrícolas, Global Gap)
Proteção do meio ambiente